segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Programando Jogos Android usando Libgdx

Em um projeto paralelo estou escrevendo um livro sobre o desenvolvimento de jogos Android utilizando a biblioteca LibGDX, confira

https://bladecast.pro/programacao/zero-ao-tetris-java-libgdx

Do Zero Ao Tetris
Como criar 4 jogos clássicos com Java para Android


Você entrou na faculdade de ciência da computação, sistemas de informação, engenharia de computação, aprendeu tudo que você queria e não queria sobre Java, UML, cálculo, engenharia de software... mas no fundo, no fundo, você sempre quis fazer jogos?
Ao se deparar com as ferramentas de hoje você se sente perdido? Com muitas opções? Não sabe se investe o seu tempo em C++? UE4Unity? São tantas escolhas a serem feitas que muitas vezes acabamos não fazendo nenhuma.

É possível começar a programar jogos para Android usando ferramentas simples que vão fundamentar o seu conhecimento como desenvolvedor de games.

Eu lhes sugiro e apresento Libgdx. Uma ferramenta de alto nível, mas nem tão alto assim, onde você vai poder usar tudo que você já aprendeu sobre programação até agora, desde a tríade clássica js+php+sql, passando por Java e whatnot.
Onde está a minha main() ?
Qualquer aluno de computação quando se depara com os frameworks e engines atuais de desenvolvimento de jogos
Neste livro, particularmente voltado para quem tem conhecimentos básicos sobre programação mas se sentiu assustado com as inúmeras opções e, inclusive, barreiras da complexidade inerente do desenvolvimento de jogos, um caminho claro e com várias oportunidades de aprofundamento vai ser apresentado.
Gameplay de Space Invaders™
Space Invaders™
Um clássico que você irá programar

Conceitos Ensinados no Livro

  1. O Game Loop
  2. Estrutura do Framework Libgdx
  3. Uso de Spritesheets
  4. Interpretação de comandos do usuário
  5. Colisão Básica
  6. Como reproduzir Som/Sfx e músicas
  7. Uma introdução à máquinas de estados
  8. GUI
  9. Object Pool
  10. Detecção de fim de jogo e recomeçar nível
  11. Dimensionamento de telas (viewports)
  12. Simulação de cinemática básica
  13. Implementação de regras de puzzle
  14. Persistência para criação de highscore boards
  15. Exportar para o Android

Primeiro passos por exemplos.

Todo conceito passado no livro é acompanhado de um exemplo real. Não queremos que você ache que estamos lhe enrolando. Uma recomendação é que você vá além do exemplo e implemente suas próprias ideias com os conceitos que você for aprendendo durante a leitura do livro, isto que será bacana.
Gameplay de Snake™
Snake™
Mais um clássico que você irá programar

Arte incluída para você focar somente na programação.

Nosso artista, Pedro Martins, criou todos os assets dos jogos que você irá criar, assim você vai poder focar somente nas mecânicas, códigos, lógica de programação e uso do framework.
Toda arte usada nos exemplos será livre de royalties e facilmente obtida no momento em que você adquirir o livro.

O livro será assim:

  1. Introdução
    1. Usando Libgdx em um mundo pós Unity
    2. Mas Java? E a performance?
    3. Instalando Android Studio
    4. Instalando Libgdx
    5. Criando um projeto Libgdx
  2. Space Invaders™ Lv. 1
    1. O Game Loop
    2. Estrutura do Framework
    3. Como organizar seu Projeto
    4. Uma imagem na tela
    5. O que são spritesheets e como usa-las
    6. Lendo o input do usuário
    7. Atirando projéteis
    8. Colisão 1
    9. A morte de um inimigo
  3. Pong™
    1. Dimensionamento de viewport
    2. Reprodução de Sfx
    3. Colisão 2
    4. Refletindo a bolinha
    5. Condição de fim de jogo e Reinício
    6. Desenhando fontes
  4. Snake™
    1. Detecção de gestos
    2. Items coletáveis
    3. Desafio #1 de Game Design
    4. GUI de Menu Inicial
  5. Space Invaders™ Lv. MAX
    1. Object Pool
    2. PowerUp de Arma
    3. Introdução à Máquinas de Estados
    4. Inimigos com personalidade
    5. Seu primeiro chefão
  6. Tetris™
    1. Encarando um jogo complexo
    2. Reprodução de músicas
    3. O giro da peça
    4. Pensando em turnos
    5. O bônus multi-linha
    6. Desafio #2 de Game Design
  7. FINAL
    1. Assinando um APK
    2. Publicando na PlayStore

Ok. Onde está esse livro?

Se você se interessou pelo livro, quer receber gratuitamente o fonte e o primeiro capítulo de um dos jogos, ou tem qualquer dúvida sobre como iniciar os seus estudos no vasto mundo da programação de jogos para android, inscreva-se já na nossa lista de email. Prometo que só enviarei conteúdo que vai lhe interessar.

2 comentários: